Pular para o conteúdo principal

Tarzan por Oswaldo Storni

Tarzan é o personagem de uma série de literária criado por Edgar Rice Burroughs em 1912 para publicar em revistas pulp, em 1928 estreou em quadrinhos na revista inglesa Tits-Bits, ilustrado por Hal Foster, no ano seguinte estreou nos Estados Unidos junto outro personagem oriundo dos pulps, no Brasil, suas tiras estrearam em 1935 nas páginas do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, entre 1933 e 1948, teve uma coleção publicada na coleção Terramarear da Companhia Editora Nacional.

Pranchas publicadas na edição 1668 da revista O Tico-Tico (setembro de 1937) da editora O Malho, a primeira está creditada a Oswaldo Storni,  uma adaptação de um conto de Jungle Tales of Tarzan: Tarzan and the Black Boy e a outra, da origem, levemente alterada.
Oswaldo era filho do também quadrinista Alfredo Storni e ao lado de Carlos Arthur Thiré foi um dos responsáveis por introduzir o gênero de aventura na revista, influenciados pelas tiras americanas. A revista publicava anúncios da coleção Terramarear.

Storni também ilustrou um conto de Mowgli de Rudyard Kipling publicado em O Tico-Tico 1874.


 Fonte: Pernambuco,o marujo Um personagem para não ser esquecido - Athos Eichler Cardoso











Anúncio da coleção da Terramarear, O Tico-Tico 1446, junho de 1933

Agradecimentos a Toni Rodrigues da Memo Magazine

Ver também


Saturnin Farandoul, um antecessor de Tarzan


Links

Pesquisar quadrinhos: uma tarefa ingrata e desanimadora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mandrake - Aventura no Reino Submarino

História do Mandrake publicada pela RGE (Rio Gráfica Editora), escrita por Elias Barrocas e ilustrada por Evaldo de Oliveira publicada em Mandrake #180 (1971), o Príncipe Submarino dessa história lembra Flash Gordon, outro personagem da King Features, Mandrake e Flash trabalhariam juntos na série de TV Defensores da Terra e nas HQs Kings Watch e Kings Quest, publicadas pela Dynamite.








Links

Mandrake Wikia

Reused Character Design - TV Tropes

Defensores da Terra: Fantasma, Mandrake e Flash Gordon em 2015

Dynamite: Defensores da Terra se reúnem em Kings Quest

Os quadrinhos de Caverna do Dragão

Em 1983, a Marvel Productions lançou uma adaptação animada do primeiro RPG de mesa da história, Dungeons and Dragons. A empresa foi formada em 1981, após a Cadence Industries Corporation (dona da Marvel na época), comprar o estúdio DePatie-Freeleng.

A série foi criada após a CBS recusar o projeto Sword and Sworcery da própria Marvel Productions, a solução foi conseguir uma licença com a TSR Inc, a editora ainda lançaria adaptações de Conan, tanto em adaptações para D&D (1984), quanto em um sistema próprio (1985), na época, licenciado pela Marvel e Marvel Super Heroes RPG (1984), que usava um sistema próprio chamado FASERIP system.

A série teve 27 episódios distribuídos em 3 temporadas.

Nos Estados Unidos, a série gerou diversos produtos licenciados, exceto revistas em quadrinhos, embora em 1981, a própria Marvel havia publicado anúncios do RPG Dungeons and Dragons em forma de páginas de quadrinhos (assim como ocorreu com G.I. Joe, que anos depois, ganharia uma revista pela própri…

Os mangas de Tarzan