Pular para o conteúdo principal

Bravestarr em lianhuanhua



Lianhuanhua é um tipo de livro chinês que cabe na palma da mão, nele são publicadas histórias de arte sequencial, podendo ter legendas e até balões, é considerado o precursor dos quadrinhos chineses (chamados de manhua) surgido no início do século XX. O formato lembra os Big Little Books ou tijolinhos como ficaram conhecidos no Brasil, embora os Big Little Books tivesse mais textos. Também lembra formato talão de cheque dos quadrinhos italianos (fumettis) onde surgiu o cowboy Tex Willer da Bonelli, embora esses tivesses três tiras por página, na Itália é chamado de formato a striscia, literalmente, formato de tiras (por conta do uso de três tiras que remetem as tiras diárias).


Bravestarr foi uma série animada do gênero faroeste espacial (um misto de space opera com o faroeste) da Filmation, conforme comentei no outro blog, teve quadrinhos nos Estados Unidos, Itália e até mesmo no Brasil.


Eis que encontrei essa inusitada versão em lianhuanhua, muito provavelmente pirata, tal como fizeram com Star Wars, He-Man (que também teve desenho pela Filmation), As Aventuras de Tintim de Hergé, Astro Boy de Osamu Tezuka, entre outros.






Referências e dicas de leitura


Lianhuanhua: China’s Pulp Comics


Lianhuanhua - Wikipédia em inglês

Lianhuanhua - Wikipédia em francês

More Chinese LianHuanHua

Chinese Llianhuanhu: A century of pirated movies

Historias em quadrinhos chinesas tradicionais - Chinese traditional comics - Lianhuanhua


Lianhuanhua - John A Lent - Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos - ECA/USP


Do alto da Grande Muralha da China, 2 mil anos de histórias em quadrinhos vos contemplam...


Lianhuanhua na China

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mandrake - Aventura no Reino Submarino

História do Mandrake publicada pela RGE (Rio Gráfica Editora), escrita por Elias Barrocas e ilustrada por Evaldo de Oliveira publicada em Mandrake #180 (1971), o Príncipe Submarino dessa história lembra Flash Gordon, outro personagem da King Features, Mandrake e Flash trabalhariam juntos na série de TV Defensores da Terra e nas HQs Kings Watch e Kings Quest, publicadas pela Dynamite.








Links

Mandrake Wikia

Reused Character Design - TV Tropes

Defensores da Terra: Fantasma, Mandrake e Flash Gordon em 2015

Dynamite: Defensores da Terra se reúnem em Kings Quest

Os quadrinhos de Caverna do Dragão

Em 1983, a Marvel Productions lançou uma adaptação animada do primeiro RPG de mesa da história, Dungeons and Dragons. A empresa foi formada em 1981, após a Cadence Industries Corporation (dona da Marvel na época), comprar o estúdio DePatie-Freeleng.

A série foi criada após a CBS recusar o projeto Sword and Sworcery da própria Marvel Productions, a solução foi conseguir uma licença com a TSR Inc, a editora ainda lançaria adaptações de Conan, tanto em adaptações para D&D (1984), quanto em um sistema próprio (1985), na época, licenciado pela Marvel e Marvel Super Heroes RPG (1984), que usava um sistema próprio chamado FASERIP system.

A série teve 27 episódios distribuídos em 3 temporadas.

Nos Estados Unidos, a série gerou diversos produtos licenciados, exceto revistas em quadrinhos, embora em 1981, a própria Marvel havia publicado anúncios do RPG Dungeons and Dragons em forma de páginas de quadrinhos (assim como ocorreu com G.I. Joe, que anos depois, ganharia uma revista pela própri…

Os mangas de Tarzan